segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Um 2013 com ou sem surpresas?

(Artigo de opinião publicado na revista "Saúde Oral" de Janeiro/Fevereiro 2013).

Parece-me que ninguém terá a menor dúvida que o novo ano que se avizinha será pródigo em novidades. Falta saber se são más ou muito más. Pois o país habituou-nos a uma senda de notícias que apenas servem para nos enervar, irritar ou entristecer. Mas, sinceramente, eu ainda acredito em boas notícias. Os mais optimistas dirão que 2013 talvez não seja assim tão mau e os mais pessimistas ditarão o fim do mundo. A verdade é que o sector dentário não é seguramente dos que mais sofre com a crise instalada no nosso país, ao contrário de empresas dos sector têxtil, automóvel ou mesmo do calçado. A gestão das clínicas dentárias é cada vez mais um tema premente, seja na área das finanças, contabilidade, marketing, recursos humanos ou logística. A verdade nua e crua é que a clínica dentária é, antes de mais, uma empresa. E uma empresa com fins lucrativos. Podemos e devemos aliar à lucratividade a arte de bem servir os pacientes. Isso sim, é uma “empresa dentária” de excelência.
Sinceramente, acredito mesmo que a crise é uma oportunidade de negócio. Mas para aproveitá-la e explorá-la não basta ter sorte e talento. É preciso dedicação e perserverança.

Infelizmente, podemos desde logo identificar algumas ameaças conjunturais que em nada abonam para os nossos negócios: o menor poder de compra dos consumidores, o aumento exponencial do crédito vencido, uma política orçamental do Estado que privilegia mais as receitas fiscais do que a diminuição da despesa pública, a interminável austeridade da troika, o aumento da concorrência ou mesmo o envelhecimento da população.
Mas então como podemos prosperar em 2013? Numa só palavra: DIFERENCIAÇÃO. Um produto, um serviço ou simplesmente um gesto. Para além da sorte, talento, dedicação e perserverança, devemos dotar os colaboradores da clínica com a melhor formação médica e comercial, de forma a que eles possam prestar um serviço de excelência aos nossos clientes. Podemos não ter todos um ortopantomógrafo ou a expertise na prostodontia, mas somos os melhores nalguma coisa ou lutamos diariamente para o ser. Num contexto onde a fidelidade é claramente um valor ameaçado, devemo-nos distinguir da concorrência com algo distintivo e que o consumidor percepcione com valor. De outra forma não valerá muito a pena. Um cliente altamente fidelizado está propenso a pagar mais por um produto ou serviço. A diferenciação acima mencionada requer inevitavelmente excelência na qualidade de serviço prestado ao cliente. Mas antes de tudo, temos que reflectir especializar naquilo em que realmente somos bons e onde podemos marcar a diferença. Se conseguirmos inovar no mercado, tanto melhor.

A solidez da relação que constrói com o seu Cliente corresponde ao activo mais importante da sua clínica dentária, sendo o factor competitivo mais difícil de replicar por parte da sua concorrência. Em 2013 invista algum tempo a responder às seguintes questões: tem a garantia que os seus Clientes estão a receber o serviço e apoio que necessitam? Conhece as necessidades dos seus Clientes? E as expectativas? Os seus colaboradores estão orientados para superar as expectactivas? A satisfação leva à fidelização, sendo a sua obrigação proporcionar aos seus Clientes experiências de serviço memoráveis de forma a fidelizá-los emocionalmente à sua clínica e de forma duradoura. Fidelidade em marketing significa um sentimento de afinidade em relação a produtos e marcas de uma empresa, que vai muito mais além da simples repetição da compra, embora este seja um indicador comummente utilizado como forma de aferir a satisfação dos Clientes. Não obstante a enorme regulação existente no sector dentário em relação à publicidade, é possível uma clínica dentária lançar programas de fidelização aos seus Clientes, elevando os seus níveis de retenção, satisfação e valor percebido, através da atribuição contínua de benefícios adicionais e com enorme valor percebido.
Em suma, diferencie-se da sua concorrência pela qualidade global do serviço que presta aos seus Clientes, pela atenção, pela simpatia, pela empatia, pelo acompanhamento, ou simplesmente pelo seu sorriso.

Enfim, 2013 não será um ano fácil, mas há uma boa notícia: há oportunidades para todos! Agora é esperar para quem a vê em primeiro. A minha resposta ao título deste artigo é tudo, menos surpreendente: com e sem surpresas.

Sem comentários: